quinta-feira, 14 de julho de 2011

Conheça o projeto - 2º ano C

E.M.E.F “Professor Dantes”

Projeto:- VIDA MELHOR-ANIMAIS EM EXTINÇÃO DA REGIÃO E DO BRASIL

2º Ano C - Professora:- Silvana

Justificativa:

Um assunto que ainda é um fator muito preocupante é a situação não só do Brasil, como do planeta em relação a extinção da fauna e da flora. As causas da extinção são as mais diversas como destruição de seu habitat (na maioria das vezes causada pelo homem), falta de alimento, fatores genéticos, dificuldade de reprodução, modificações em seu ambiente.
De uma maneira ou de outra temos a certeza que o grande culpado disso acontecer somos nós próprios, os seres humanos, e o mínimo que podemos fazer é tentar ajudar a preservar, tomarmos consciência e fazer com que outras pessoas tomem também.

Ilustração:- Fotos (arquivos da escola).

Descrição:-

O trabalho foi feito em várias etapas com o uso de materiais recicláveis (caixa de leite e de sapatos). Criar objetos com material reciclado, é como ter duas aventuras ao mesmo tempo. Uma leva a cuidar do planeta diminuindo a poluição gerada por plásticos, vidros, e outros materiais que podem ser reciclados (virar outra coisa). A segunda aventura será a capacidade de usar a criatividade e imaginação para dar uma nova função e forma a estes materiais.

Os alunos assistiram o filme (A aventura conta a história do pássaro Blu, que acredita ser a última arara de sua espécie. Ela mora nos Estados Unidos e descobre que existe uma outra arara azul, a fêmea Jade, que vive no Rio de Janeiro. Ao lado da nova amiga, ele vai explorar as belezas cariocas).

Em seguida a professora realizou oralmente a conversa sobre o filme e propôs uma ilustração.

Foi apresentado o mapa dos 22 animais em extinção do Brasil e a professora explicou cada um deles. (usando figuras)

Realizamos a leitura de um texto “Animais em extinção” de Claudia Pehrsson Tambasco e fizemos a roda da conversa com diversos tópicos:-

*O que poderíamos fazer para evitar a ação do homem na extinção dos animais?

*Quais as conseqüências?

*Suas opiniões?

Além de aguçar o interesse e a curiosidade das crianças sobre o tema, o

ano confeccionou um jogo de memória e um quebra-cabeça com as figuras dos animais em extinção.(caixa de leite e caixa de sapato).

Avaliação:- Os alunos foram avaliados pela compreensão do assunto em relação aos animais em extinção, suas causas e conseqüências, e também pela criatividade e imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário