EMEF Prof. Dantés
Tema
Coleta seletiva reciclável – Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com o projeto.
· Discutir a idéia de preservação do meio ambiente;
· Identificar o processo de coleta seletiva do lixo em casa, na escola, etc.
· Separar os materiais segundo sua origem (papel, metal, plástico, orgânico, etc.)
Duração das atividades
2 a 3 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
· Plante uma idéia em defesa do meio ambiente
· Discuta previamente alguns conceitos como: preservação do ambiente, reaproveitamento e reciclagem de materiais.
Estratégias e recursos
ATIVIDADE 1 – Representação do lixo na casa da criança
1º Momento – Professor, durante a roda de conversa, solicite às crianças que observem em suas casas como é tratado o lixo. Em seguida, peça que desenhem como é tratado o lixo doméstico, se possível, expor os desenhos na sala de aula. A exposição será necessária para que, ao término do trabalho, o professor reflita com as crianças os seus novos conhecimentos sobre a preservação do meio ambiente e coleta do lixo doméstico.
2º Momento – Professor ensinar as crianças o processo da coleta de lixo e delegar a elas o papel de ensinar aos seus pais como fazer a coleta seletiva em suas casas, como o lixo pode ser separado em 5 grupos: papel, vidro, metal, plástico e orgânico.
Existem cinco tipos de lixeiras onde devemos jogar o lixo (cores convencionais):
1 – Lixeira azul: destinada para papel e papelão;
2 – Lixeira Verde: destinada para vidros e cristais;
3 – Lixeira Vermelha: para as embalagens de plástico;
4 – Lixeira Amarela: para as embalagens de metal e aço;
5 – Lixeira Marrom: para os restos de comida, ou seja, para a matéria orgânica, como também outros tipos de restos como: planta, tampa, cortiça, tela, terra, cinza, ponta de cigarro, etc.;
6 – Lixeiras complementares: para coletar restos de óleo, brinquedos quebrados e pilhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário