terça-feira, 19 de abril de 2011

Boa alimentação - 5º ano E


> Conheça o projeto.
Os alunos do 5º ano E desenharam todos os alimentos saudáveis para uma boa alimentação.
A professora Tatiana montou um painel explicativo com todas ilustrações feitas pelos alunos do 5º ano E, com orientações para se ter uma Alimentação saudável!
Houve total envolvimento dos alunos!

















O projeto:

Projeto - Vida Melhor

Tema - Saúde e Qualidade de Vida

Professora - Tatiana Alves Ribeiro

Turma – 5º ano E Período – Vespertino

Alimentação Saudável

Justificativa: A preocupação com a alimentação é constante nos dias atuais, pois a cada dia cresce o número de crianças e jovens obesos ou com problemas de saúde provenientes de uma alimentação inadequada. Os bons hábitos alimentares devem começar desde cedo, para que a criança se torne um adulto com estilo de vida saudável.

Objetivos:

-Contribuir para a promoção da saúde e para a prevenção da obesidade dentre outros males.

-Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles.

-Entrar em contato com textos de gêneros diferentes (informativos e instrucionais).

-Observar através da informação do cardápio diário a importância da boa alimentação.

Desenvolvimento:

- 1º momento:

Leitura e atividades do texto instrucional: nutrição no desenvolvimento do corpo e da mente. Em casa registro dos alunos por três dias das principais refeições feitas por eles.

- 2º momento:

Leitura do texto informativo retirado do jornal Folha de São Paulo: “Amigos da Saúde”. Elaboração a partir das informações do texto, de um cardápio variado e nutritivo, se atentando sobre o que poderia mudar na própria alimentação.

- 3º momento:

A partir da leitura de uma pesquisa publicada no jornal “Gazeta do Povo”, os alunos se dividiram em grupos para montar um painel sobre a relação entre as cores, os nutrientes e os benefícios dos vegetais. Nesta atividade objetivamos chamar a atenção dos demais alunos da escola para a importância de ingerir alimentos variados.

- 4º momento:

Preparação de um suco de laranja com mamão pela professora para os alunos. Aproveitou-se a oportunidade para se trabalhar os gênero textual receita, após mostrar e discutir com os alunos a estrutura do gênero, os mesmos puderam registrar a receita preparada pela professora e saborear o suco. Após o momento degustativo registrou-se também o que cada um constatou de importante.


- 5º momento:

Os alunos fizeram o plantio das sementes das laranjas e do mamão utilizados no suco, chamando a atenção para a importância dos pequenos gestos de preservação e cuidado com a natureza e no que eles podem refletir positivamente e nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário